O colágeno é uma proteína que o corpo humano produz naturalmente e é responsável por manter a sustentação e a vitalidade da pele, sendo essencial para uma aparência mais jovem. A má notícia é que, com o envelhecimento, passamos a produzir cada vez menos essa substância. Com isso, a pele fica suscetível ao surgimento de rugas, flacidez e à perda de volume facial.
Felizmente, atualmente já existe uma alternativa capaz de minimizar esses efeitos de forma efetiva: os bioestimuladores de colágeno.
O que são os bioestimuladores de colágeno?
Os bioestimuladores são substâncias que estimulam a produção de colágeno pelo organismo. Assim que aplicados, geram uma ação inflamatória controlada, que ativa os fibroblastos e aumenta a produção de colágeno. Esse processo beneficia o aspecto do tecido dérmico, tornando-o mais firme e viçoso.
O que causa a perda de colágeno?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a partir dos 25 anos, inicia-se a atividade de uma enzima que degrada as fibras de colágeno e a elastina no organismo. E esse processo acontece de forma gradativa a cada ano.
Mas apesar de ser um processo natural, existem alguns hábitos que podem fazer com que a produção de colágeno pelo organismo caia de forma mais acelerada. Entre eles, o consumo de cigarros, a exposição prolongada ao sol, o estresse e a ingestão de bebidas alcoólicas.
Tipos de bioestimuladores de colágeno
Atualmente, existem diversos tipos de substâncias no mercado, com efeitos e indicações específicas para cada caso. Conheça a seguir os dois bioestimuladores mais utilizados: Sculptra®️ e Radiesse®️️.
Sculptra®️
O Sculptra®️ ou ácido polilático, é um bioestimulador de colágeno que melhora os contornos da pele, e diminui a aparência de vincos e rugas. Além disso, também ainda pode ser aplicado para tratar a flacidez no corpo e para melhorar a aparência de celulites.
Após sua aplicação, é possível perceber mais sustentação na pele e um aspecto mais jovial.
Radiesse®️
O Radiesse®️ ou hidroxiapatita de cálcio, é uma substância que naturalmente estimula a produção de colágeno e recupera a elasticidade e firmeza da pele. Com ele, é possível tratar rugas e linhas de expressão no rosto, diminuir a flacidez, recuperar o aspecto jovem das mãos, além de melhorar a aparência da pele em regiões, como pescoço, colo, braços e joelhos.
Quer saber mais sobre a diferença entre esses bioestimuladores?
Assista esse vídeo do meu canal no Youtube.
Agora, se você deseja conhecer mais sobre o tratamento indicado para o seu caso, em específico. agende uma avaliação.
Comentarii